Governo
A Suíça é uma República Federativa dividida administrativamente em 20 cantões e 6 subcantões (ou semi-cantões). O Presidente da Confederação é tanto o chefe de Estado como o Presidente de governo, eleito por apenas um ano.
No cenário político-partidário, existem vários partidos, sendo os principais os Social-Democrático (SPS), do Povo da Suíça (SVP), Liberal Democrático (FDP) e Cristão Democrático do Povo (CVP).
O poder legislativo é bicamaral, tendo o Conselho dos Estados (Ständerat) 46 membros e o Conselho Nacional (Nationalrat) 200.
Os assuntos da competência da Assembleia Federal (leis federais, decisões federais, análise dos relatórios do Conselho Federal) são, na maioria das vezes, tratados separadamente pelos dois Conselhos. Algumas decisões (eleições, indultos) são tomadas pelas câmaras da Assembleia Federal. A Assembleia possui, além disso, competências financeiras, direito de iniciativa, assim como poderes eleitorais e de controlo.
O poder executivo é detido simultaneamente pela Chancelaria e pelo Conselho Federal, composto por sete membros eleitos pela Assembleia Federal por um período de quatro anos. A Assembleia elege igualmente por um ano um membro deste Conselho para a presidência da Confederação (Chefe de Estado).
O Presidente, dirige as sessões do Conselho Federal e assume algumas funções de representação.
De acordo com o sistema rotativo anual, a presidência é exercida alternadamente pelo presidente e pelo vice-presidente.
A Constituição Suíça data de 29.05.1874, sendo que o feriado nacional é 01 de Agosto.
0 comentários:
Enviar um comentário